Como comprar e vender ações

Como comprar e vender ações

A maneira mais comum de comprar e vender ações é no mercado de ações, usando um corretor ou serviço de corretagem.

Você também pode comprar ações por meio de um prospecto quando elas são colocadas pela primeira vez no mercado ou indiretamente por meio de um fundo administrado. Outra maneira de comprar ações é através de um esquema de compartilhamento de funcionários.

  • Usando um corretor para comprar e vender ações

  • Comprar ações diretamente

  • Investimentos indiretos de ações

  • Vendendo suas ações

 

 

Usando um corretor para comprar e vender ações

Você pode escolher se deseja usar um serviço de corretagem on-line e tomar suas próprias decisões de investimento, ou usar um corretor de serviços completo que possa lhe dar conselhos e recomendações.

Serviço de corretagem on-line

Se você está procurando as taxas mais baixas possíveis, uma conta de negociação on-line pode atender você. A taxa para comprar ou vender uma parcela de ações pode variar dependendo da corretora. Você só é cobrado quando compra ou vende uma ação.

Corretores de serviço completo

Um corretor de serviços completo cobra mais, mas também pode aconselhá-lo sobre o que comprar e vender. A lei exige que os corretores tenham uma base razoável para suas recomendações. Eles também devem informar sobre quaisquer interesses que eles tenham nas decisões de investimento que recomendam a você.

As taxas de corretagem geralmente são baseadas em uma porcentagem do valor da compra ou venda. A porcentagem normalmente reduz à medida que o valor da transação aumenta. A maioria dos corretores tem uma taxa mínima que cobram. Para grandes negociações, pode ser apenas 0,1%. Pequenos negócios no valor de alguns milhares de dólares podem, portanto, ser relativamente caros.

Para maiores informações, visite: Como investir na bolsa de ações.

 

 

Comprar ações diretamente

Ofertas públicas iniciais

As empresas podem decidir oferecer novas ações ao mercado como forma de levantar capital. Isso é chamado de ‘float’ ou ‘ oferta pública inicial ‘ (IPO).

Ponta inteligente

Se você não entender alguma coisa no prospecto, fale com um corretor ou corretor financeiro .

A melhor maneira de decidir se você deve investir em um IPO é ler o prospecto . Este documento deve conter detalhes importantes sobre a empresa e o float, e deve ser apresentado à Comissão de Valores Mobiliários e Investimentos.

Todos os prospectos devem conter informações sobre as características dos valores mobiliários oferecidos, incluindo quantos estão à venda, como você pode aplicá-los para comprá-los; bem como informações sobre a empresa, suas operações e posição financeira; e os riscos associados à oferta.

Recomendamos que você leia todo o prospecto, para ajudá-lo a decidir se a empresa atende aos seus objetivos de investimento.

Se houver dúvidas sobre as perspectivas da empresa, procure orientação profissional antes de investir. Alternativamente, procure um investimento que você possa entender com mais facilidade ou, se quiser ter uma chance com o IPO, invista somente dinheiro que pode perder.

Esquemas de compartilhamento de funcionários

Os esquemas de compartilhamento de funcionários dão aos funcionários ações (ou a oportunidade de comprar ações) na empresa em que trabalham. As ações podem ser oferecidas sem uma taxa de corretagem ou com um desconto sobre o preço de

mercado, mas leia atentamente os termos e condições da oferta, pois pode haver restrições sobre quando você pode comprar, vender e acessar as ações.

 

 

Investimentos indiretos de ações

Fundos gerenciados

Quando você investe em um fundo gerenciado , seu dinheiro é reunido com o de outros investidores. Um administrador de fundos profissional compra ações e outros ativos em seu nome e tenta superar o mercado. Essa é uma maneira conveniente de comprar ações em que outra pessoa é responsável pelas decisões de compra e venda, mas fique atento às taxas cobradas pelo administrador do fundo.

Companhia de investimento listada (LIC)

Uma empresa de investimento listada  (LIC) usa dinheiro de investidores para investir em uma variedade de empresas e outros ativos. LICs pagam dividendos de seus ganhos e geralmente têm custos contínuos mais baixos do que os fundos administrados. No entanto, eles podem ser menos adequados se você investir pequenas quantias regularmente, pois há taxas de corretagem em cada contribuição.

Decida o que é melhor: Poupar ou investir.

 

Vendendo suas ações

Independentemente de como você compra ações, em algum momento você pode querer vendê-las.

Se você mantiver as ações diretamente, poderá vendê-las colocando uma negociação on-line ou contratando seu corretor. Quando o seu comércio é executado, você será cobrado uma taxa de corretagem.

Ponta inteligente

Quando vender suas ações ou unidades em um fundo administrado, mantenha uma cópia da confirmação de troca ou recibo para fins fiscais.

Quando você vende ações, o título legal de propriedade é trocado. A liquidação para a venda e transferência de propriedade ocorre dois dias úteis após a realização do negócio (isto é conhecido como T + 2). Uma vez concluída a liquidação, o dinheiro para a venda das ações é transferido para sua conta bancária designada.

Se você possuir ações indiretamente por meio de um fundo administrado, poderá vendê-las vendendo suas unidades no fundo administrado. Antes de fazer isso, verifique se há algum custo de retirada. Para mais informações, veja como comprar e vender fundos administrados .

Compartilhar recompras

Às vezes, uma empresa na qual você possui ações pode se oferecer para comprar de volta algumas de suas próprias ações.

Se você receber uma oferta de recompra, você tem o direito de recusar, se desejar. Antes de decidir, considere estas perguntas:

 

  • Por que a empresa quer recomprar suas ações? – A empresa enviará um documento explicando por que está fazendo a oferta de recompra de suas ações e as medidas que está sendo tomada para fazer isso. Por exemplo, a empresa pode querer distribuir o dinheiro excedente aos acionistas ou reduzir os custos administrativos em uma empresa listada, comprando detentores de pequenas parcelas de ações.
  • Agora é um bom momento para vender? – Você não é obrigado a vender, por isso, se estiver satisfeito com as perspectivas da empresa, poderá manter suas ações. No entanto, se você estivesse pensando em vender suas ações de qualquer maneira, vendê-las de volta para a empresa como parte de uma oferta de recompra de ações vai economizar o pagamento das taxas do corretor.

 

  • Ofertas inesperadas para comprar suas açõesSe você receber uma oferta de carta inesperada para comprar algumas de suas ações, há algumas verificações que você deve fazer antes de decidir aceitar a oferta.

    Descubra quem está fazendo a oferta e por que

    Verifique se a oferta é de uma empresa legítima. Pesquisar em ‘nomes de organizações e empresas’ os detalhes da empresa e contatá-los.

    A empresa ou pessoa que faz a oferta quer ganhar dinheiro, então talvez haja informações públicas sobre algo que está prestes a acontecer com suas ações que você pode não conhecer. Fale com um corretor da bolsa caso perca notícias importantes que foram lançadas no mercado.

    Quais são as ações realmente valem a pena?

    Obter um preço de mercado atualizado para suas ações e compará-lo com o preço oferecido. Você pode verificar com a empresa ou um corretor da bolsa.

    Verifique o conteúdo da oferta

    A lei restringe a maneira como uma oferta pode ser feita. Por exemplo, o documento de oferta deve ser datado e identificar quem está fazendo a oferta e dar a você pelo menos um mês para aceitar. Deve também declarar:

  • o preço oferecido
  • se você será pago em parcelas
  • como e quando essas parcelas serão pagas.
  • Se as suas ações não forem vendidas  em qualquer outra bolsa, o documento da oferta deve declarar uma estimativa justa do valor na data em que a oferta foi feita. Também deve explicar como eles chegaram a essa estimativa. Se as suas ações forem vendidas em alguma bolsa, o documento da oferta deve declarar o preço de mercado dessas ações no dia em que a oferta foi feita.

    Denunciar a oferta

    Embora não seja ilegal fazer uma oferta não solicitada para comprar suas ações, é contra a lei induzir os acionistas a fazer ou aceitar uma oferta. Verifique o conteúdo da oferta com cuidado.

 

 

juliana

One Comment

Deixe uma resposta