Dicas para melhorar a sua margem bruta

Margem bruta é o que resta depois de pagar pelo seu custo de mercadorias. Faça esses ajustes para melhorar a margem bruta da sua empresa e tornar-se mais lucrativa.

O que é margem bruta?

Você gostaria de ver melhorias em suas vendas ? Você experimenta grandes vendas, mas sofre com seus lucros? Muitos proprietários de pequenas empresas podem dizer que as vendas são ótimas, mas seus negócios lutam com o fluxo de caixa e os lucros gerais. Isso pode ser devido a uma falha em gerenciar adequadamente a margem de lucro bruto nas vendas.

Aqui está a definição de margem bruta:

A margem bruta é simplesmente a quantidade de dinheiro que você deixou depois que você paga por produtos ou materiais que você vende a um preço maior.

Por exemplo, se você pagar US $ 10 por um produto no atacado e vendê-lo a seus clientes por US $ 20, você tem uma margem bruta de 50%, já que metade da receita que você recebeu foi paga pelo custo direto do item.

Embora o exemplo acima seja uma visão simplista da margem bruta, muitos proprietários de pequenas empresas e empreendedores são inexperientes em manter uma forte influência sobre suas margens de lucro. E, de fato, uma margem de lucro de 50% é bastante rara. As margens brutas típicas são geralmente em torno de 10% – 15% e até mesmo de 3%. Quanto menor a margem bruta, mais você tem que vender para ver qualquer lucro considerável.

Você pode ver que uma margem bruta não gerenciada ou fora de controle poderia estar perdendo dinheiro para uma pequena empresa porque simplesmente não há lucro bruto suficiente para pagar todas as despesas fixas como aluguel, serviços públicos, folha de pagamento, etc.

Maneiras de melhorar a margem bruta

Então, como você entende melhor sua margem bruta e melhora seus lucros gerais? Aqui estão 6 maneiras testadas e comprovadas de que você pode começar a melhorar sua margem de lucro hoje:

1. Aumentar Preços

A maioria dos proprietários de pequenas empresas acredita que, se aumentarem os preços, perderão clientes rapidamente, compensando assim qualquer lucro adicional que possam ganhar. Embora isso nem sempre seja o favorito dos donos de pequenos negócios, o aumento dos preços pode realmente funcionar a seu favor.

Faça um estudo completo de sua competição. Não apenas preço seus produtos para coincidir com a concorrência. Em vez disso, descubra o que a concorrência oferece e ofereça algo melhor. Isso pode simplesmente estar focando seus produtos para atender a uma clientela de nicho ou estruturar sua linha de produtos para atrair o tipo de base de clientes “boutique”. Seja qual for o caso, se você pretende aumentar seus preços, você deve melhorar seu produto.

2. Reduzir os custos diretos de mercadorias

Para aumentar a margem bruta, você pode aumentar seus preços, mas também pode tentar reduzir a quantia paga pelos produtos que vende também. Isso pode exigir a negociação com seus fornecedores para melhores negócios.

Considere pedir a seus distribuidores preços mais baixos. Você pode comprar mais produtos a granel? Essa é a alavancagem que você pode usar para reduzir os preços. Você tem sido um cliente confiável a longo prazo? Outra marca no seu canto para ajudá-lo a obter melhores resultados.

Em última análise, pode demorar um pouco de pesquisa para encontrar fornecedores alternativos que lhe darão melhores ofertas. No entanto, encontrar maneiras de reduzir o valor pago por bens ou materiais ajudará você a aumentar seu lucro.

3. Reduzir o desperdício de inventário

Prepare-se para prever e planejar seu inventário com muito mais eficiência. Muitas pequenas empresas sofrem porque perdem muito dinheiro devido ao desperdício de estoque, deterioração ou até furtos. Gerencie seu inventário melhor e você terá mais produtos para vender.

4. Reajuste seu mix de vendas

Você vende vários produtos ou serviços diferentes? Encontre aqueles que oferecem as maiores margens de lucro bruto. Você pode descobrir que o foco do seu negócio pode mudar à medida que você reajusta sua combinação para encontrar a combinação certa de produtos lucrativos.

5. Integrar novos produtos ou serviços

Naturalmente, se sua empresa vende apenas um ou dois tipos de produtos, considere adicionar linhas ou serviços adicionais. Mas se você optar por integrar, tenha cuidado ao selecionar novos produtos. Isso complementará seu negócio atual? Será que vai exigir mais foco para vender? E, finalmente, trará novos clientes e, consequentemente, mais receita?

6. Altere seu foco de negócios

Às vezes, uma empresa deve simplesmente mudar seu foco para se tornar mais lucrativa. Por exemplo, digamos que um fotógrafo comece um negócio para retratos e paisagens. A demanda por esses tipos de produtos é baixa e a concorrência é alta. Mas mudar o foco para a fotografia documental de casamento pode adicionar enormes quantidades de negócios.

Sua pequena empresa não deve ter um fluxo de caixa sofrível desnecessariamente. Use essas opções para ajudar a melhorar a margem bruta e você pode descobrir que sua pequena empresa começa a ganhar mais dinheiro imediatamente.

juliana

2 Comments

Deixe uma resposta